quinta-feira, 29 de março de 2018

Preenchendo o DS160

Vocês já perceberam que esse programa de Au Pair é cheio de detalhes e para tanto é bom se organizar para concluir uma etapa de cada vez e não pirar. Pois bem, chegou a hora de solicitar o visto e vamos ao que interessa!

Eu pensei em pagar para alguém fazer o preenchimento do DS160, mas depois desisti da ideia porque é algo fácil de fazer, só precisa ter MUITA atenção. A APIA enviou o kit visto com o formulário DS2019, comprovante de pagamento da taxa SEVIS, carta com os dados da Host Family e instruções para preencher o DS160 online que são bem detalhadas.
Sobre a taxa SEVIS: Fique doida tentando entender o que era a taxa SEVIS, pois os participantes dos programas  Au pair, Work Program EUA, Trainee, High School e cursos de inglês devem pagar essa taxa além da taxa do visto. Foi então que através de pesquisas acessei esse link aqui e consultei o status que apareceu como pago e então notei que o documento que o site forneceu é o mesmo que eu recebi da agência (uffa), ou seja, a APIA paga essa taxa e eu não sabia disso. Não sei como funciona nas demais agências, se você for de uma agência diferente da minha por favor deixe seu comentário  para eu atualizar o post please :)

Agora vejam abaixo o passo a passo que não é nem um bicho de sete cabeças, mas é um pouco chatinho sim....

Etapa A. Você vai entrar no seguinte site: Online Nonimmigrant Visa Application (DS-160), logo em seguida você deve selecionar o consulado que irá realizar a entrevista (Brasil + Estado), preencher o código da caixa abaixo e clicar em "Start an application".


ETAPA B.  Na próxima página vai aparecer seu nº DS160 - ANOTEM ESTE NÚMERO - há um limite de 20min para preencher o formulário e claro que não é suficiente e sempre que o tempo expirar você  poderá voltar onde parou através dele, então anotem. Por último escolha uma pergunta de segurança, escreva a resposta e clique em continuar.



ATENÇÃO: Agora iniciaremos o preenchimento, vejam que no rodapé da página existe uma opção "SAVE", portanto assim que você preencher com os dados e antes de prosseguir clique em save para retomar de onde parou quando o tempo expirar. Isso deve ser feito em todas as páginas.



1. PERSONAL INFORMATION 

Complete cada sessão com seus dados pessoais, sobre dupla nacionalidade selecione "yes" ou "no", onde está escrito National Identification Number insira o número do seu RG e na parte que fala sobre U.S. Social Security e U.S. Taxpaper ID Number "does not apply".

2. ADRESS AND PHONE INFORMATION

Insira seu endereço do Brasil e tente deixar o mais completo possível, não se esqueça de informar o código do país no momento que for informar o telefone, o nosso BR é 55.

3. PASSAPORT INFORMATION

Para tipo de documento selecione "Regular" e digite o número de seu passaporte e demais dados que estão nele. Na opção Passaport book number "does not apply" e responda se o passaporte já foi roubado ou perdido.

4. TRAVEL INFORMATION (Abaixo estão exatamente as instruções que recebi da APIA)

Purpose of trip to the U.S:  Exchange visitor (J1)
Specify: Exchange visitor (J1)
Intended date of arrival: Data prevista de chegada: Insira a data que está na cartinha que você recebeu da agência ou consulte no seu application.
Intended Length of Stay in U.S.: 12 Months
Address where you will stay in the U.S.: Digite o endereço da sua host family
Person/Entity Paying for your trip: Company/Organization
Company/Organization Paying for the trip: AIFS Au pair in America Division
Telefone number: Número de telefone da APIA indicado nas instruções
Relationship to you: Sponsor
Address of Company/Organization Paying: Nome e endereço da agência que está nas instruções


5. TRAVEL COMPANIONS

Responda "No"

6. PREVIOUS US TRAVEL INFORMATION

Responda cada sessão com "yes" ou "no", por exemplo: Se você já visitou estados unidos antes selecione "yes"  e insira as datas e tempo de estadia; Se você já teve e mantém guardad uma US driving license selecione "yes" e complete a sessão adequadamente;  Se já teve algum visto para os USA negado "yes" se não "no", etc. O segredo é responder com total sinceridade.

7. U.S POINT OF CONTACT INFORMATION

A APIA nos orienta colocar os dados da agência e informa isso detalhadamente, mas já conversei com meninas de outras agências que informaram  o contato de um dos hosts e na parte "Organization name" informaram o nome da agência, portanto vale verificar o que a sua agência instrui a fazer.
Importante: Na parte em que solicita "Relationship to you" selecione "Employer".

8. FAMILY INFORMATION: RELATIVES

Nomes completos dos seus pais e data de nascimento de ambos. Informe "yes" ou "no" para as seguintes perguntas: Se sua mãe está nos USA e e você tem parentes nos USA.


9. PRESENT WORK/EDUCATION/TRAINING INFORMATION

Primary Education: Essa parte tem que estar de acordo com seu formulário DS2019. No meu caso o meu veio como estudante universitário só que eu terminal a faculdade há 4 anos, para não ficar na dúvida mandei um e-mail para a APIA a fim de esclarecer, vejam:



A reposta foi mais rápida do que esperei: Apenas uma hora depois recebi o e-mail dizendo que era isso mesmo que eu deveria colocar. O e-mail para contato sobre visto na APIA é esse: visa@aupairamerica.co.uk

IMPORTANTE: Você tem que pensar qual será a sua situação no momento em que for fazer a entrevista, no meu caso eu só sairei do emprego com o visto na mão, portanto eu ainda estarei trabalhando no momento da entrevista.

O que a APIA RECOMENDA?

Se você não tem um emprego:
Primary Ocupation: Other
Specify Other: Exemplos abaixo...

"I am not currently employee because I have just graduated from college"
"Eu não sou empregado atualmente porque acabei de me formar na faculdade"

"I am not currently employed because I gave up my job to become an Au Pair"
"Eu não sou empregado atualmente porque eu desisti do meu trabalho para se tornar uma Au Pair"

Se você parou seus estudos (trancou a faculdade, por exemplo):
Primary Ocupation: Other
Specify Other: "Gap year student", como se fosse um ano de intervalo/sabático do estudante.

Depois digite essas informações:
Present Employer or School Name: São os dados mais recentes do seu empregador ou da escola/universidade.
Monthly salary in local currency (if employed): O seu salário atual (por mês), se não for empregado escreva "does not apply".

Briefly describe your duties: Descreva um pouco do que você faz no seu atual emprego, se não for empregado escreva "does not apply".

10. SECURITY AND BACKGROUND PART 1/2/3/4/5

Selecione sempre NO porque a coisa aqui é séria. Eles querem saber se você usa drogas, se traficou pessoas, se já violou alguma lei, etc...


11. ADDITIONAL POINT OF CONTACT INFORMATION

Nome, contato e endereço de duas pessoas que não sejam parentes e que consideram que você é uma pessoa apta à ir aos USA.

12. SEVIS INFORMATION

Digite seu SEVIS ID, você pode encontrar ele no formulário DS2019 e começa com N00....e o PROGRAM NUMBER  P-3-*****.
Do you intend to study in the US?:  Yes
Name of School:  Au Pair Participant
Course of Study:  Not Yet Known
Stret Addres: Endereço da APIA (indicado nas instruções)

13. UPLOADING YOUR VISA PHOTO

Não precisa colocar foto nenhuma porque você vai tirar  no CASV.

14. SIGN AND SUBMIT APPLICATION

Alguém ajudou você a preencher esse application? Aqui a resposta é NO
Insira o nº do seu passaporte, digite o código que aparece logo abaixo e submeta.

15. CONFIRMATION PAGE 

Pronto é só enviar ao seu email e/ou salvar em PDF e imprimir. Você vai levar esse documento no CASV, guarde ele muito bem.


PS: Eu apaguei os meus dados por motivos óbvios, mas o seu cartão de confirmação vai aparecer com seus dados e código de barras.

Agora você já pode agendar o CASV e a Entrevista no Consulado. CLIQUE AQUI

2 comentários:

  1. Oi Danusia,
    meninaaa essa parte do visa é bem tensa eu estou demorando horrores pra preencher no meu. Agora que vc falou eu percebi que o meu DS 2019 fala que sou undergraduate student, maaas eu acabei a faculdade agora e já comecei uma pós que vou trancar antes de ir. Sera que esse undergraduate ali vai me dar problema? :o
    Eita espero que não!
    Aindo to terminando de preencher o DS160 logo termino. vou falar de visto nos meus próximos posts!
    Aaah tem post novo no blog sobre o meu match!
    Beijinhos! E boa sorte no V-day!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Então é chatinho mesmo, ainda bem que temos 30 dias para concluir. Acho que não terá problema, você não tem um e-mail da agência para tirar dúvidas?
      Ahhhhhhh vou olhar estava curiosa para saber como foi! Boa sorte para você também!

      Excluir